As “bonequinhas” das Serras Fluminenses

 orquidea_bonecas_NET

As montanhas brasileiras tem algumas moradoras muito peculiares e exclusivas:as orquídeas de várias famílias e gêneros. A Cadeia da Serra dos Órgãos e do Mar são hospedeiras  pródigas dessa plantas.  Fazendo parte de um elenco botânico dos mais concorridos em todo o mundo,não há quem fique imune à sua beleza. Sua alta concentração em algumas regiões do Brasil fazem desses locais verdadeiros paraísos ecológicos .Algumas  destacam-se,por suas espécies únicas.
amarelo_ouro_flor
O  Parque Nacional da Serra dos Órgãos e O Parque Estadual dos Três Picos, abrangendo cidades serranas tais como Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, entre outras; são o habitat das plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais.
serra_friburgo_flor
Algumas espécies destacam-se pela beleza e originalidade de sua forma.  É o caso da espécie do gênero Oncidium. Muitas  parecem bonequinhas e são chamadas de “dama dançante” por causa de seu labelo que se assemelha a uma bailarina.
flor_serrafriburgo
É na região de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro que muitas “bailarinas” nascem e vivem. Alguns lindos exemplos são a Oncidium flexuosumOncidiumCrispum ou a Oncidium hians.  Além das bailarinas,dezenas de outras espécies são nativas dessa região.
mini_orquidea

Liquens: um micro mundo visto pela macro fotografia.

Lembrando os bancos de corais do fundo do mar, o líquen que se forma nos troncos das árvores (principalmente nas áreas de Mata Atlântica) torna-se um mundo encantado de formas e cores inusitado. Descobertos a ampliados pela visão do fotógrafo, esses médios e microambientes transformam-se ao olho nu em vastos territórios ainda inexplorados no cotidiano humano.
liquens_abstração_net
Os liquens estão tão presentes em nossa vida diária quantos a flores e árvores.  Em cada troco ou pedra um banco terrestre de organismos apresentam um espetáculo de luzes,sombras,cores e formas.
liquens_face
Os liquens são seres vivos considerados especiais, pois são formados por uma simbiose .A simbiose que forma os liquens ocorre entre uma alga e um fungo. Nesta relação simbiótica a alga é responsável pela produção de alimento orgânico e realização da fotossíntese. Já o fungo, garante a proteção e um ambiente adequado para o desenvolvimento da alga.
liquens_jornal3
Os liquens são resistentes e podem se desenvolver em pedras e galhos e troncos de árvores. Agüentam bem as mudanças de temperatura, assim como o sol forte e a umidade.
simbiosenet

0/Post a Comment/Comments

Postagem Anterior Próxima Postagem