Morro do Porcelet

Porcelet
O Morro do Porcelet está localizado na divisa dos bairros de Varginha, Ponte da Saudade, Mury e Stucky. Possui uma das melhores vistas das montanhas de nossa cidade.

Caminhada de nível moderado, com 12.580 metros de extensão. Pode ser realizada com aproximadamente de 4 a 6 horas de trekking de ida e volta.

Depois de dias chuvosos, fica com trechos de encharcos ao longo da trilha. Possui apenas um ponto de água potável.

Descendo o cume do Porcelet em direção à Mury, pode-se chegar a uma caverna que apresenta um formato de um rosto.

O percurso está de acordo com Metodologia de Classificação de Trilhas proposto pela FEMERJ em 2015.

Maiores informações em:

Trilha
Desnível

A caminhada começa no ponto final do bairro Varginha (local também conhecido como Curuzu).
Ponto Final

Preserve a Natureza
Subindo, segue-se a estrada de asfalto que mais a frente torna-se uma estrada de chão. Continue em frente. Você irá encontrar duas bifurcações, pegue a esquerda nas duas. Existem placas conforme as fotos abaixo.

2ª Bifurcação
1ª Bifurcação

Depois de 640 metros de extensão da segunda bifurcação, começará a trilha.

Trilha
Após 530 metros de extensão do começo da trilha, chegará ao entroncamento com outra trilha para o bairro Stuck. Vire à direita para o Porcelet.

Vire à direita para o Porcelet
Entrocamento de trilha

Agora a caminhada fica muito agradável, um verdadeiro passeio no bosque. Trechos planos com pequenos aclives e alguns pontos de encharcos. Passará por uma porteira até chegar  a um grande descampado (área de camping). Trecho confuso, seguir a estrada principal.
Encharcos

1ª Porteira

2ª Bifurcação, vire a direita
1ª Bifurcação, vire a direita

Depois de 1280 metros de extensão da área de camping, encontrará uma porteira e mais adiante o ponto de água potável. Para pegar água, deve-se sair uns 10 metros da trilha descendo à direita.

Encharcos

2ª Porteira

Descer a trilha

Água

A trilha começa a ficar bem inclinada depois da água. Logo à frente você encontrará duas bifurcações. Vire a esquerda nas duas.

1ª Bifurcação, vire a esquerda

2ª Bifurcação, vire a esquerda
Continuando a trilha, chegará à Crista do Morro, e um pouco mais adiante ao cume do Porcelet com seus 1441 metros de altitude.

Crista

Visual do cume do Porcelet

No cume em direção à Mury, existe uma pequena trilha que leva a uma caverna com formato de um rosto humano.

Obs: acesso para caverna (trecho muito íngreme, perigoso e escorregadio).