Trekking: 6 dicas para fazer trilhas longas


A brasileira Rose Eidman começou a fazer trilhas longas aos 48 anos. Foi nessa idade que ela tomou uma decisão que mudou sua vida: ela largou o cigarro. A empresária abandonou um hábito e adquiriu outro, bem mais legal, que é percorrer as trilhas de longa distância.

Rose fez as trilhas do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, de 800 km de extensão e a Pacific Trail Crest (PCT), na costa oeste dos Estados Unidos, com 4.260 km.

“A PCT é uma trilha com uma logística supercomplicada. Demorei um ano estudando como fazer tudo da melhor forma”, disse a empresária.

Com tanta quilometragem nos tênis, Rose aprendeu alguns macetes de trilhas longas na prática, que ela repassa aqui:

1) Carregue apenas o estritamente necessário

A diversão aumenta quando o peso abaixa.

2) Escolha muito bem o tênis e as meias que vai usar

O tênis deve ser dois números maior que seu normal, e nunca à prova d’água, pois estes, se molharem por dentro, demoram demais para secar. E durante as trilhas, além do risco de chuva, às vezes temos que atravessar rios. Nesses casos, eu tirava a palmilha e as meias e atravessava só com o tênis, para não correr o risco de escorregar. Tênis bom é aquele que você põe no pé e sente que “já andou 100 km” com ele.

3) Carregue sempre meias extras

Os pés têm que estar sempre secos pra evitar bolhas. As meias não devem ter algodão em sua composição, porque também demora muito pra secar. Mesmo sem chuva, se a pessoa transpirar no pé, a meia de algodão não seca.

4) Leve sempre duas colheres

Se você tiver uma só e perdê-la, não vai ter como comer.

5) Nunca fique com frio

Um ótimo casaco de pena de ganso é uma prioridade, principalmente dentro de trilhas onde a temperatura cai muito durante a noite.

6) Carregue e aprenda a usar muito bem uma bússola e mapas de papel

Todos os equipamentos eletrônicos estão sujeitos a falhas, é preciso saber se virar analogicamente.


 

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